Postagens populares

DENUNCIE AQUI

http://www.safernet.org.br/site/

A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos é única na América Latina e Caribe, e recebe uma média de 2.500 denúncias (totais) por dia envolvendo páginas contendo evidências dos crimes de Ponografia Infantil ou Pedofilia, Racismo, Neonazismo, Intolerância Religiosa, Apologia e Incitação a crimes contra a vida, Homofobia e maus tratos contra os animais.

Para realizar este trabalho, foi desenvolvido um sistema automatizado de gestão de denúncias, baseado em Software Livre, que permite ao internauta acompanhar, em tempo real, cada passo do andamento da denúncia realizada por meio da Central Nacional de Denúncias. Do total de denunciantes, 99% escolhem a opção de realizar a denúncia anonimamente. E ao 1% restante é garantido total e completo anonimato.

O projeto representa a resposta brasileira a um esforço internacional, que reúne atualmente 22 países empenhados em coibir o uso indevido da Internet para a prática de crimes contra os Direitos Humanos. Conheça a rede internacional INHOPE!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Quais os perigos que a internet oferece? - Por Rafaela Pozzebon


Quais os perigos que a internet oferece?

A internet, como já sabemos, transformou a vida das pessoas desde que surgiu. Através dela muitas mudanças ocorreram. O modo em que as pessoas começaram a se comunicar e buscar informações mudou muito, principalmente ao que diz respeito a velocidade dessa comunicação.


A internet, como já sabemos, transformou a vida das pessoas desde que surgiu. Através dela muitas mudanças ocorreram. O modo em que as pessoas começaram a se comunicar e buscar informações mudou muito, principalmente ao que diz respeito a velocidade dessa comunicação.

Hoje em dia temos acesso a notícias praticamente em tempo real, o mesmo acontece com conversas on-line,seja através somente de textos como também com o auxílio da webcam.Na internet temos acesso a praticamente tudo: informação imediata, cultura, entretenimento diversificado, conteúdos destinados ao público adulto, enfim, inúmeros segmentos.

Você tem a liberdade de percorrer caminhos diferenciados na internet; a principio com segurança, realiza pesquisas, explora conteúdos, acessa sites de relacionamentos, trabalha, entre outras tantas atividades que a internet oferece. Então, com todas essa diversidade de alternativas de uso da internet, você acha que está seguro atrás da tela de um computador?
A resposta é não. A cada acesso estamos expostos a vírus e malware, eles estão espalhados por todos os lugares, onde talvez, menos imaginaríamos. Com apenas um clique você poderá se expor a riscos, como vírus, farsantes e conteúdos impróprios.

Mesmo com todas as informações que os meios de comunicação passam quase que diariamente, as pessoas parecem ignorar e continuam se expondo aos perigos. O mundo virtual tem o poder de prejudicar a vida de uma pessoa. Há pouco foi mostrado na televisão vídeos de conteúdo impróprio realizados por adolescentes. Em um dos casos,puseram o vídeo a disposição em um grande site. Não imaginariam que a partir daquele momento suas vidas iriam mudar. Final da história: devido ao grande constrangimento da família da adolescente, mudaram-se de cidade.Outros tantos casos também já foram noticiados e assim, um grande alerta foi dado. 

Na internet pode-se também haver inúmeras informações totalmente desnecessárias. É possivel publicar comentários sobre uma determinada pessoa, denegrir sua imagem,como também há roubo de identidade, calúnia, enfim, tantas outras coisas. O que não podemos esquecer é que os crimes virtuais ainda são poucos os solucionados, então, o melhor é se precaver. 



Sites de relacionamento


Sites de relacionamentos estão entre os grandes vilões da internet. Muitos perfis falsos são criados com uma única finalidade: enganar. Muitas pessoas estão especializadas em aplicar golpes através da internet, e muitos deles ocorrem pela ingenuidade da vítima. Os farsantes acabam criando vínculo com a suposta vítima e assim, conseguem além de roubar, muitas vezes até cometer algum crime sexual e pior, cometer um assassinato.
Os vírus são também prejudicam a internet. Com um computador contaminado, os ladrões virtuais conseguem ter acesso a contas bancárias e assim, realizar diversos desvios de dinheiro. Quando a pessoa vai procurar por seu dinheiro, ele não está mais lá.



Há risco para adultos na internet?


Para os adultos a internet pode oferecer vários riscos. Pensando nas criança, o risco aumenta ainda mais. Já faz tempo que as reportagens comentam sobre os crimes da internet, muitos deles ligados a pedofilia. Os pedófilos costumam usar sites de relacionamento para procurar suas novas vítimas. Muitos deles se passam por crianças da mesma idade até chegar onde eles pretendem. Sites de pedofilia também são rotineiros, cada dia mais são descobertas novas páginas desse tipo de conteúdo.

Em países mais evoluídos, o tema sobre segurança no mundo virtual começa desde pequeno, como matéra de sala de aula ou mesmo em forma de palestras e grupos de discussão. Temos que lembrar que se hoje a internet já é fundamental na nossa vida, daqui alguns anos ela será indispensável e todos estarão conectados à ela. Assim, ensinar a lidar com a internet e seu males precisa começar na infância, seja na escola ou em casa mesmo. Nós adultos precisamos nos reeducar, precisamos estar sempre atentos ao acontecimentos e as pessoas que nos rodeiam na rede. As crianças precisam ser educadas a saber lidar com essa tão preciosa arma. Os maiores riscos da internet são: realizar download de vírus e malware; ter conversas impróprias em chats ouredes sociais (lembre-se que sua conversa pode estar sendo gravada!); acessar conteúdos impróprios; acessar sites de pedofilia; golpes financeiros, geralmente com o roubo de alguma senha através de vírus; e não deixando de lado o cyberbullyng.

Para não esquecer, algumas regrinhas fundamentais no manuseio da internet:

  • Em caso de um encontro virtual, tenha sempre muito cuidado, tente conhecer ao máximo a pessoa;
  • Desconfie das pessoas e propagandas, lembre-se que “ nem tudo que reluz é ouro”;
  • Nunca divulgue seus dados pessoais, como endereço, telefone, números de documentos, quanto menos informações a seu respeito, melhor;
  • Tenha muito cuidado com fotos e assuntos comprometedores.

Aos pais, algumas dicas:

  • Mantenha o computador em um lugar que você possa ver o que as crianças estão olhando e fazendo;
  • Converse muito com seus filhos, explique a eles os assuntos que despertam interesse, assim, eles não terão curiosidade em procurar na internet;
  • Limite os horários de acesso à internet;
  • Incentive o uso da internet para pesquisas, vídeos interessantes e aprendizado.

Espero ter contribuído com estas dicas. Na verdade todos nós já sabemos, porém, sempre é bom lembrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário